segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - Textos:"Avestruz", "Meu primeiro beijo" e "Pausa"

Texto:         Avestruz

Antes da leitura
Levantamento do conhecimento prévio com os alunos sobre o assunto a partir do título.
- Vocês conhecem um avestruz?
- Que tipo de texto teria esse título? (Descrição, narração?)

Durante a leitura
- Leitura autônoma para: confirmar ou retificar as expectativas criadas antes da leitura
- localizar palavras desconhecidas e esclarecer seu significado através de dicionário/Google.
- construção da ideia principal do texto.

Leitura compartilhada para:
- debate sobre a confirmação ou não expectativas criadas sobre o tipo textual, ideia principal e significação das palavras desconhecidas.
- inferências do personagem, narrador, da reflexão que ele faz sobre a ave, da relação entre plantação e criação e do uso da letra maiúscula e minúscula em diferentes momentos que o narrador se refere a Deus.
- compreensão do discurso indireto.
- compreensão do humor tanto na descrição da ave quanto no argumento que o narrador utiliza para convencer o garoto.
- inferir porque o garoto trocaria o (1) avestruz por cinco gaivotas e um urubu.
- a reação do narrador no final do texto.

Após a leitura
- Busca dos elementos narrativos
- Produção da descrição da avestruz a partir das inferências dadas pelo narrador.
- Descrição de um animal imaginário: suas características físicas e comportamental, habitat, reprodução, alimentação, nome científico e popular.
- ilustração desse animal.



Texto: Meu primeiro beijo

Estratégias:
1- Música (Mc Leozinho – Se ela dança, eu danço)
Pesquisa -> origem cultural do beijo – na informática
2- Ativar conhecimento
3- 1ª leitura do texto pelo professor
4- Quadro síntese -
Tema
Título
Autor
Gênero
Público Alvo
Foco narrativo
Espaço
Tempo
Enredo

Análise textual
Personagens
6- Interpretação textual
Perguntas:
- Qual a percepção (visão) de cada personagem sobre o beijo?
- Em sua opinião eles ficarão juntos?
7- Tic’s – pesquisa sobre o beijo, sua origem e diversidade cultural
Imagens (pesquisa)
8- Produção textual (poema)
9- Textos complementares como Maria Mariana (intertextualidade)




Texto: Pausa – Moacyr Scliar

1 – Provocação com levantamento de hipóteses sobre o conteúdo do texto:
2 – Leitura individual
3 – Leitura expressiva pelo professor
4-Roda de conversa:
- comportamento ético
- personagens – descrição
- espaço – descrição
- Tempo – cronológico e psicológico
- narrador – foco narrativo
5- Acessa escola
- Ampliar o sentido do título do texto com significados e imagens.
6- Estudo do gênero:
- Questões objetivos sobre os elementos da narrativa
- Quem são os personagens?
- Quais palavras indicam o tempo?
- Quais palavras marcam o espaço?
- Qual o narrador em foco?
7- Reflexão linguística
-Discurso direto exercícios de fixação
-discurso indireto
-pontuação
-tempos verbais
8- Sala de leitura
Leitura de contos e crônicas para observa as semelhanças e diferenças em cada estrutura.
9-Produção de texto
Reescrita do texto, em grupos, mudando o foco narrativo de 3ª pessoa para 1ª pessoa. Sob a supervisão do professor a cada etapa: introdução, desenvolvimento e conclusão
10- Auto avaliação e publicação dos textos no mural da sala de aula

Elaborado por Talita da Silva Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário