Série/Ano: 6ª série / 7º ano
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Palavras-chaves: Leitura; Interpretação; Reflexão;
Introdução
A leitura da linguagem verbal é uma competência de fundamental importância para a sobrevivência do cidadão.A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando então, a argumentação e vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito.
A escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promove o hábito nas crianças, estas irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e da grande importância que ela exerce na vida do ser humano.
Acreditamos que o ser humano adquiri ao longo de sua vida uma boa bagagem de leitura, pois além de obter conhecimento, desenvolve um potencial crítico, para então questionar, duvidar, com isso saber mais e expor opiniões sem medo, e acima de tudo permite interpretar o mundo.
Objetivos
- Despertar o gosto pela leitura, conhecer o gênero conto, compreender as especificidades do texto e estimular a participação de todos os alunos.
- Promover a participação dos alunos com dificuldades visando um melhor desenvolvimento através da leitura.
Cronograma
O projeto será realizado em seis aulas de Língua Portuguesa, mais o trabalho com o professor de ciências e as apresentações finais.
Metodologia:
A duração da atividade será de seis aulas. Começando com a checagem de hipóteses, conhecimento que o aluno tem de mundo trabalhando, primeiramente, o título, em seguida uma leitura silenciosa/ oral, comentando o texto, terminando na segunda aula, explanando o conto com as seguintes questões:
- Leitura individual.
- A seguir (levantamento de hipóteses).
- O que o título sugere?
- Por que você acha que o personagem recebia apelidos diferentes?
- Para entendimento global do texto é necessário ter conhecimentos de palavras de outras áreas do conhecimento?
- Qual a possível idade dos personagens?
- “Até que foi legal”. Aparece no primeiro parágrafo. O sentimento se mantém até o final do texto? Explique.
- O que ela quis dizer com “coisas de mulher”.
- Por que ela resolveu aceitar o convite?
- O que há de incomum na abordagem que o garoto faz para conquistá-la?
- Transcreva do texto a passagem em que as emoções da personagem é descrita.
- Que palavra do último parágrafo revela que a emoção do primeiro beijo acabou?
-Roda de conversa sobre o primeiro beijo ( Expectativas e experiências de quem se sentir a vontade para comentar ).
-Reconto oral do texto lido.
-Trabalho com a estrutura narrativa.
-Pesquisa de músicas, imagens e outros textos que se relacionem com o tema.
-Produção textual:
- Produção de um texto narrativo contando a experiência do primeiro beijo ( ou como gostaria que ele fosse ).
-Trabalho intertextual.
Na terceira aula, trabalhar o (Estudo da Língua e da Linguagem).
- Quais elementos da narrativa estão presentes?
- Quais palavras são utilizadas para retomar o personagem”Cultura Inútil”, assim evitar a repetição de termos?
- Qual a importância do uso do PRETÉRITO IMPERFEITO nas descrições do fato?
- Há uma personificação no último parágrafo. ( Personificação – atribuir características humanas a seres inanimados).Transcreva-a.
- Como é a passagem do tempo no último parágrafo. Explique.
Na quarta e quinta aula, em grupos, transpor o texto para uma linguagem não verbal, utilizando recortes e colagem. ( Montagem de um mural ).
- Brincadeira: Beijo, Abraço e Aperto de Mão.
- Brincadeira: Beijo, Abraço e Aperto de Mão.
Sexta aula, pedir para os alunos pesquisarem na sala de informática uma música para retratar o conto trabalhado.
Visando a interdisciplinaridade o professor combinará com o docente de ciências uma pesquisa na sala de informática sobre as reações que o beijo provoca no corpo humano, o vocabulário técnico que aparece no texto e as doenças transmitidas pelo beijo. Essa pesquisa será feita durante as aulas de ciências.
Como encerramento os alunos apresentarão o trabalho realizado com o professor de ciências em uma data previamente agendada.
Recursos utilizados:
Xerox do conto para todos os alunos; lousa; giz; revistas; tesouras; colas; folhas de sulfite; lápis de cor;
Justificativa
Nessa nova ”Era” tecnológica, nesse mundo contemporâneo, devemos formar cidadãos / leitores críticos, baseados na sua experiência de vida. Trabalhar com o desenvolvimento interpretativo é de suma importância para formarmos leitores críticos para a construção do seu conhecimento de mundo. O ser humano é um ser de linguagens, no qual o seu desenvolvimento pessoal é um processo de aprimoramento das capacidades de agir, pensar e atuar no mundo, bem como de atribuir significados e ser percebido e significado pelos outros, apreender a diversidade, situar-se e pertencer. (construção da identidade, da autonomia e da liberdade).
Avaliação
A avaliação é processual, conforme as atividades vão se desenvolvendo, o professor vai verificando a participação e o desempenho dos alunos.
Referências
Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação.Currículo do Estado de são Paulo. Linguagens, Códigos e suas tecnologias. 2ª edição. São Paulo, 2012.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O Ato de Ler. Fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: 7ª ed. Cortez, 1997.
Elaborado por Zeneide Valéira Tonello Brunhani
Elaborado por Zeneide Valéira Tonello Brunhani
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