segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem - "Meu primeiro beijo"

Título:  Conto – “ Meu primeiro beijo”

Série/Ano: 6ª série / 7º ano

Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura

Palavras-chaves:  Leitura; Interpretação; Reflexão;

Introdução
A leitura da linguagem verbal é uma competência de fundamental importância para a sobrevivência do cidadão.A leitura é um dos meios pelo qual se obtém conhecimento das mais diversas áreas facilitando então, a argumentação e vocabulário para a produção de um texto oral ou também escrito.
A escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo à leitura, pois promove o hábito nas crianças, estas irão crescer sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e da grande importância que ela exerce na vida do ser humano.
Acreditamos que o ser humano adquiri ao longo de sua vida uma boa bagagem de leitura, pois além de obter conhecimento, desenvolve um potencial crítico, para então questionar, duvidar, com isso saber mais e expor opiniões sem medo, e acima de tudo permite interpretar o mundo.

Objetivos
  • Despertar o gosto pela leituraconhecer o gênero conto, compreender as especificidades do texto e estimular a participação de todos os alunos.
  • Promover a participação dos alunos com dificuldades visando um melhor desenvolvimento através da leitura.


Cronograma
 O projeto será realizado em seis aulas de Língua Portuguesa, mais o trabalho com o professor de ciências e as apresentações finais.


Metodologia:
 A duração da atividade será de seis aulas. Começando com a checagem de hipóteses, conhecimento que o aluno tem de mundo trabalhando, primeiramente, o título, em seguida uma leitura silenciosa/ oral, comentando o texto, terminando na segunda aula, explanando o conto com as seguintes questões:
  • Leitura individual.
  • A seguir (levantamento de hipóteses).
  • O que o título sugere?
  • Por que você acha que o personagem recebia apelidos diferentes?
  • Para entendimento global do texto é necessário ter conhecimentos de palavras de outras áreas do conhecimento?
  • Qual a possível idade dos personagens?
  • “Até que foi legal”. Aparece no primeiro parágrafo. O sentimento se mantém até o final do texto? Explique.
  • O que ela quis dizer com “coisas de mulher”.
  • Por que ela resolveu aceitar o convite?
  • O que há de incomum na abordagem que o garoto faz para conquistá-la?
  • Transcreva do texto a passagem em que as emoções da personagem é descrita.
  • Que palavra do último parágrafo revela que a emoção do primeiro beijo acabou?
    -Roda de conversa sobre o primeiro beijo ( Expectativas e experiências de quem se sentir a vontade para comentar ).
    -Reconto oral do texto lido.
    -Trabalho com a estrutura narrativa.
    -Pesquisa de músicas, imagens e outros textos que se relacionem com o tema.
    -Produção textual:
    - Produção de um texto narrativo contando a experiência do primeiro beijo ( ou como gostaria que ele fosse ).
    -Trabalho intertextual.

Na terceira aula, trabalhar o (Estudo da Língua e da Linguagem).

  • Quais elementos da narrativa estão presentes?
  • Quais palavras são utilizadas  para retomar o personagem”Cultura Inútil”, assim evitar a repetição de termos?
  • Qual a importância do uso do PRETÉRITO IMPERFEITO nas descrições do fato?
  • Há uma personificação no último parágrafo. ( Personificação – atribuir características humanas a seres inanimados).Transcreva-a.
  • Como é a passagem do tempo no último parágrafo. Explique.

Na quarta e quinta  aula, em grupos, transpor o texto para uma linguagem não verbal, utilizando recortes e colagem. ( Montagem de um mural ).
- Brincadeira: Beijo, Abraço e Aperto de Mão.

Sexta aula, pedir para os alunos pesquisarem na sala de informática uma música para retratar o conto trabalhado.

Visando a interdisciplinaridade o professor combinará com o docente de ciências uma pesquisa na sala de informática sobre as reações que o beijo provoca no corpo humano, o vocabulário técnico que aparece no texto e as doenças transmitidas pelo beijo. Essa pesquisa será feita durante as aulas de ciências.
Como encerramento os alunos apresentarão o trabalho realizado com o professor de ciências em uma data previamente agendada.



Recursos utilizados:
Xerox do conto para todos os alunos; lousa; giz; revistas; tesouras; colas; folhas de sulfite; lápis de cor;


Justificativa
Nessa nova ”Era” tecnológica, nesse mundo contemporâneo, devemos formar cidadãos / leitores críticos, baseados na sua experiência de vida. Trabalhar com o desenvolvimento interpretativo é de suma importância para formarmos leitores críticos para a construção do seu conhecimento de mundo. O ser humano é um ser de linguagens, no qual o seu desenvolvimento pessoal é um processo de aprimoramento das capacidades de agir, pensar e atuar no mundo, bem como de atribuir significados e ser percebido e significado pelos outros, apreender a diversidade, situar-se e pertencer. (construção da identidade, da autonomia e da liberdade).


Avaliação
A avaliação é processual, conforme as atividades vão se desenvolvendo, o professor vai verificando a participação e o desempenho dos alunos.


Referências
Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Educação.Currículo do Estado de são Paulo. Linguagens, Códigos e suas tecnologias. 2ª edição. São Paulo, 2012.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O Ato de Ler. Fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: 7ª ed. Cortez, 1997.


Elaborado por Zeneide Valéira Tonello Brunhani

Nenhum comentário:

Postar um comentário